domingo, 23 de setembro de 2012

"A ditadura da especulação" aplaudido de pé no Festival de Brasília 2012

Saiu no uol

DOCUMENTÁRIO QUE CRITICA PATROCINADOR DO FESTIVAL DE BRASÍLIA É O PRIMEIRO A SER APLAUDIDO DE PÉ

A penúltima noite da mostra competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcada por protestos pouco antes da exibição do documentário de curta metragem “A Ditadura da Especulação”, que narra o processo de desalojamento de uma comunidade indígena para a construção do setor noroeste da capital federal. Um grupo de estudantes e indígenas da comunidade Santuário dos Pajés discursou contra a especulação imobiliária da área, cujo metro quadrado, o mais caro da capital, pode chegar a R$ 25 mil. 


Manifestante na exibição do documentário "Ditadura da Especulação" O curta metragem, que segundo os créditos de abertura não recebeu qualquer patrocínio, mostra as tentativas de impedir que as máquinas derrubassem a vegetação local para construção dos edifícios e diversos confrontos entre índios, estudantes, seguranças da administradora Terracap (estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal e uma das patrocinadoras do festival), e a polícia militar. Ao fim da exibição, o público, pela primeira vez desde o início da mostra competitiva, aplaudiu um filme em pé. 


 A direção do filme é assinada por um certo Zé Furtado, mas segundo a assessoria de imprensa do festival e um manifesto distribuído pelos realizadores pouco antes da exibição, trata-se de um nome fantasia que seus realizadores usaram. “Zé Furtado é um voluntário do Centro de Mídia Independente, uma locutora de rádio livre, uma trabalhadora que pega quatro ônibus lotados por dia”, diz um trecho do documento, que também avisa que o curta está disponível para download na internet. Ainda de acordo com esse manifesto, intitulado “A Ditadura da Especulação Pode Ser Derrotada”, a administração pública da capital do país está realizando uma política de especulação imobiliária higienista, que expulsa os menos afortunados para longe do centro da cidade. Também se critica as obras para a Copa do Mundo e os incentivos à indústria automotiva. 

No dia seguinte a sua exibição, o coletivo que produziu o filme não compareceu aos debates que ocorrem todas as manhãs durante o festival. A reportagem do UOL tentou contatar os realizadores do filme, mas eles não atenderam ao telefone.


Saiu no Adoro Cinema

O Festival de Brasília tem a tradição de possuir o público mais politizado dentre os festivais realizados no Brasil. Algo até mesmo natural, visto que o evento acontece em plena capital do país, onde tudo respira a política. A noite deste sábado deu mais uma demonstração desta militância, quando dezenas de pessoas subiram ao palco para protestar antes da exibição do curta-metragem A Ditadura da Especulação, de Zé Furtado.
O curta aborda a luta de uma comunidade indígena contra a construção do setor noroeste em Brasília, que será o bairro mais caro da cidade. Com o apoio de estudantes, eles tentam impedir as obras e enfrentam a truculência dos policiais enviados.

Com palavras de ordem contra o governador de Brasília Agnelo Queiroz, os protestantes leram e distribuíram um manifesto, onde defendiam a manutenção do setor noroeste com os índios e criticavam a política de obras visando a Copa do Mundo de 2014. O público embarcou no protesto e aplaudiu fervorosamente. A exibição do curta, com cenas de agressão dos policiais, fez com que o clima esquentasse ainda mais. Brados de protesto tomaram conta do Teatro Nacional Cláudio Santoro, forçando a paralisação momentânea da programação do festival até que os ânimos se acalmassem.


Saiu no ORM

Outro destaque da noite de sábado (22) foi a exibição do curta 'A Ditadura da Especulação', de Zé Furtado, que denuncia a exploração imobiliária de um bairro em Brasília. 

O curta é realizado em forma de reportagem e denuncia vários orgãos oficiais. Antes da exibição, quase 50 pessoas subiram ao palco para ler uma carta protesto contra todos os envolvidos nesta exploração. Ao final do protesto e do curta, vários aplausos do público.

Trêiler

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templateswww.seodesign.usFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates