segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Indígenas, Manifestantes, Apoiador@s, Anônim@s, Ativistas, Homens, Mulheres e Crianças num ato político no palco do Festival de Brasília 2012

Texto: Bárbara de Alencar via Candango

As escadarias da Sala Villa-Lobos tomadas por pessoas já demonstravam que aquela não era uma noite qualquer na mostra competitiva do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Naquele sábado (22), seria exibida a única produção do Distrito Federal selecionada para a competição, A Ditadura da Especulação, assinada pelo coletivo Zé Furtado. Recorde de público na Mostra Documentário, o filme resgatou o espírito de denúncia e contestação do mais antigo evento da sétima arte brasileira e levou à tela do Teatro Nacional Cláudio Santoro o drama vivido pelos índios do Santuário dos Pajés, atualmente conhecido como Noroeste.

Outro motivo que arrastou centenas de admiradores de cinema foi a exibição do longa-metragem carioca Olho Nu, de Joel Pizzini. Morando em Berlim, ele não pôde comparecer à sessão. A partir de 400 horas de material de arquivo de Ney Matogrosso, a produção mergulha na persona do cantor, um subversivo por natureza, como ele próprio declara em seu filme. “Não é possível traduzir uma vida inteira em duas horas. A ênfase foi no meu pensamento”, explicou o ex-vocalista da banda Secos e Molhados, em entrevista durante a cerimônia de abertura do FBCB. “A mensagem que fica é que eu sou livre, que eu defendo a liberdade”, completou.


Durante a apresentação da equipe de produção do curta-metragem brasiliense, ativistas e integrantes do coletivo ocuparam o palco em peso para fazer deixar uma mensagem além do filme. “Uma nova ditadura se instala no Brasil, ela não é vermelha, ela não é azul. Pouco importa a cor, o que importa é estar no poder para passar o trator em culturas, saberes e vidas locais”, dizia a carta distribuída pelo coletivo e lida no palco. No início, o público aplaudiu, entretanto, a demora em encerrar a apresentação fez com que muitos ficassem impacientes. “Embora eu concorde com a causa, não deveriam ter se estendido tanto. Invadiu o espaço de quem veio para ver filme”, afirmou a artista plástica Denise Brandt, 49 anos.

A numerosa plateia era composta por muitos manifestantes que participaram da ação de resistência contra a construção do novo setor habitacional, o que coloca o curta-metragem como favorito para levar o Candango do júri popular. A produção é a sequência do documentário de longa-metragem vencedor do Troféu Câmara Legislativa em 2011, Sagrada Terra Especulada, exibido na Mostra Brasília. O filme de 10 minutos, que sofreu diversas intervenções positivas do público, ao longo da exibição, utiliza-se de imagens gravadas durante os confrontos entre manifestantes, policiais e construtoras e de áudios de matérias jornalísticas para mostrar a ocupação do Noroeste.

Para o artista Jean Bottetuit, 31, que morou no Santuário durante a ação de resistência, o filme conseguiu passar a mensagem e trouxe de volta o perfil crítico que caracterizava o festival. “ Espero filme seja um tapa, mas que não seja de luva, em todas as empresas”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templateswww.seodesign.usFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates