quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resistência indígena amanhã, dia 6 de outubro, no Santuário dos Pajés, a partir das 10h



Da resistência indígena URGENTE:
A Emplavi continua a desmatar área do Santuário dos Pajés sem autorização judicial. 
Contrataram uma milícia armada que agrediu várias pessoas que protestavam contra a destruição do cerrado, hoje(5/10) no Santuário dos Pajés. Tudo com o consentimento pleno do governador Agnelo. Pedimos a todos que possam colaborar com a resistência indígena que compareçam amanhã no Santuário dos Pajés, dia 06 de Outubro, a partir das 10h. Por favor repassem o chamado.









Abaixo matéria do Portal O Miraculoso sobre a ataque da Emplavi no dia 3/10/2011

O Santuário dos Pajés, situado na terra indígena bananal, onde residem cerca de 30 indígenas há mais de 4 décadas, foi invadido na manhã desta segunda-feira por forte aparato de segurança armada e tratores.

A invasão contou com a chancela do Governador Agnelo Queiroz, que sinalizou para esta ação ao nomear na semana passada Antônio Gomes, ex-homem forte de Arruda, convidado a reassumir a Presidência da TERRACAP. Antônio Gomes foi também advogado da EMPLAV, empresa que fez o ataque à terra indígena nesta segunda-feira (03).

E desta vez a EMPLAV além de invadir, derrubou rapidamente dezenas de árvores, cercou rapidamente uma área equivalente a três campos de futebol com arame farpado, cercamento metálico e guaritas, sendo impedidos já ao meio dia pelos Índios e apoiadores do Santuário, que foram recebidos com violência por um dos engenheiros da Empresa.

O advogado da EMPLAV por sua vez, alegou que a liminar do STJ emitida no dia 31 de Agosto, que garantia a segurança jurídica dos índios antes de transitar em julgado o processo de demarcação da área do santuário, que até hoje não foi realizado pela FUNAI, resultando em uma multa diária de R$30 mil ao presidente da FUNAI há 31 dias, , perdeu a eficácia porque o novo Juíz nomeado pediu vistas do processo.

O Governo Lula-Dilma com este claro golpe cotidiano da FUNAI aos Indígenas do Santuário, deixa claro que há um pacto de proteção ao Rico bairro Setor Noroeste, que quer ser construído por cima da última área indígena da Capital do Brasil, ao lado do Parque Nacional, em cima das maiores nascentes que abastecem Brasília.

O advogado da EMPLAV alegou também que dos 50 hectáres que os índios consideram como terras do Santuário dos Pajes, apenas 4 hectáres pertencerão aos Índios, e que a área que a EMPLAV invadiu nesta segunda-feira, é uma das várias que a empresa comprou em 2007 da TERRACAP.

A área invadida fica a menos de 100 metros das ocas e espaço de vivência dos índios. Nenhum veículo da grande mídia compareceu ou noticiou o ocorrido. Tá tudo dominado, menos nossos corações.

O Santuário dos Pajés convoca toda a sociedade, apoiadores, simpáticos, lutadores e lutadoras, que compareçam nesta terça-feira às 10:00h da manhã para exigirem o fim da invasão ao território indígena sagrado.

O SANTUÁRIO NÃO SE MOVE




Diogo Ramalho – Editor do Jornal O MIRACULOSO; Estudante de Letras Espanhol da UnB
*Somente sobre nossos cadáveres, vão destruir O Santuário dos Pajes. Alí é o único pedaço de terra que sobrou na capital do Brasil para os índios. Nossa geração não pode assistir passivamente a este extermínio que vêm desde 1.500.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templateswww.seodesign.usFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates