quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Grande Ato Em Defesa de Brasília


Neste sábado, a partir das 8h da manhã haverá um grande ato em defesa do Santuário dos Pajés e dos cidadãos da cidade contra o crime do desmatamento da última área de cerrado nativo do Plano-Piloto. Juntos, mostraremos ao governo e às construtoras qual o real significado de uma Ecovila.

Atividades:

Grande plantio de mudas nativas para reparar os danos dos tratores que exterminaram uma enorme área de vida silvestre de plantas e animais; Mutirão comunitário de bioconstrução de um local de convívio, harmonia entre cidadãos e a natureza; Música, pinturas e arte em geral; Jornada fotográfica; Mostra de filmes; Roda de prosa e muito mais!

Traga sua família, venha desfrutar do cerrado que ainda nos resta e venha contribuir da forma que puder.

Quando? Sábado, 22 de Outubro de 2011.
Onde? Santuário dos Pajés
Que horas? A partir das 8 horas da manhã



Entenda:
O governo do Distrito Federal vem chamando o Setor Noroeste de “Ecovila”. Este conceito, porém, refere-se a um tipo de assentamento humano sustentável que envolve, além de técnicas em bioconstrução, processos de desenvolvimento e entendimento comunitário que ultrapassam a questão da moradia para chegar ao campo da construção de novos paradigmas políticos e ideológicos acerca da inserção do indivíduo no planeta e de sua importância no todo. É questionável a relação que se faz entre o fato de ser o maior empreendimento imobiliário em construção no Brasil, e que este seja um empreendimento ecológico. Só fato de o bairro não possuir demanda real – já que existem mais de 53 mil imóveis vazios no DF de acordo com o IBGE -, estar sendo planejado colado a uma Área de Proteção Ambiental (APA), na zona de amortecimento do Parque Nacional de Brasília, já é suficiente para que o bairro não possa ser considerado uma Ecovila. Além disso, não há neste novo bairro a previsão de um sistema de organização comunitária, gerido e planejado pelos próprios habitantes.
Com relação às construções, prioriza-se em uma Ecovila a utilização materiais alternativos de construção, menos impactantes ao meio ambiente, como os tijolos ecológicos feitos em adobe, telhado verde, à base de barro e coberto com vegetação para drenagem e impermeabilização, dentre outras técnicas. A parte de saneamento das Ecovilas não envolve o esgoto, considerado um dos sistemas de maior degradação ao meio ambiente. O tratamento dos dejetos ocorre através da utilização dos banheiros secos, que reutilizam a matéria orgânica do processo, transformada em fertilizante natural. Esses banheiros são chamados de “secos” por não utilizarem água, substituída pela serragem.

Portanto, se a proposta do governo é de uma Ecovila, daremos o exemplo juntos. E diremos a eles que os cidadãos de Brasília não precisam e não querem a construção do Setor Noroeste!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templateswww.seodesign.usFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates