sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O documentário Sagrada Terra Especulada é excluído do Festival de Brasília

 


O filme "Sagrada Terra Especulada" não foi aceito no Festival de Brasília 2011. A organização do Festival alega que o tempo do filme teria que ser superior a 70 minutos, mas, Sérgio Fidalgo, responsável pelo Festival em 2010 e 2011, em entrevista por telefone, se contradiz e não consegue explicar o porquê da desclassificação do filme. O filme do CMI-DF tem 68 minutos.





Abaixo a carta do coletivo CMI-DF.


O coletivo CMI-DF gostaria de expor algumas informações:
O Filme "Sagrada Terra Especulada" foi inscrito no Festival de Brasília e não foi aceito devido a minutagem (inferior a 70 minutos). O nosso filme ficou com 68 minutos.

Na Wikipédia diz: Longa metragem é uma produção superior a 60 minutos.
A Academy of Motion Picture Arts and Sciences, o American Film Institute, e o British Film Institute definem um longa pela duração de 40 minutos ou mais.
O Centre national de la cinématographie na França define-o como um 35mm (milímetros) o qual é mais longo que 1.600 metros, e que resulta em 58 minutos e 29 segundos para filmes sonorizados.

Como saberíamos que o critério do Festival de Brasíla estipula 70 minutos sem que isso estivesse escrito no regulamento? 


Segundo consta na resolução do Troféu Câmara Legislativa, se o filme for de Brasília, inscrito no Festival, automaticamente estará concorrendo ao Troféu CLDF. Lá também não constam dados sobre minutagem.
A ABCV(Associação Brasiliense de cinema e vídeo) é citada na resolução da CLDF com a obrigação de atestar que as produções são do DF. O filme foi reconhecido como produção do DF pela ABCV. Eles também comentaram sobre não existir minutagem pra longa no regulamento.


No 32º Festival de Brasília o filme "Gêmeas" concorreu, foi premiado e tinha 68 minutos. 
http://filmesbrazukas.blogspot.com/2010/08/gemeas1999.html
http://www.terra.com.br/cinema/festivais/brasilia99venc.htm


Em 2010 o Festival de Brasília aceitou um filme de 60 minutos("Filme Pirata" de William Alves), inscrito como longa. Abaixo uma foto da página da CLDF com o filme concorrendo ao Troféu CLDF. 
http://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/comeca-hoje-a-mostra-brasilia-com-os-filmes-do-df-que-concorrem-ao-trofeu-camara-legislativa





cldf sagrada2 filme de 60 minutos na página deles.JPG

Concluindo: Nós do coletivo CMI-DF gostaríamos de saber o porquê da exclusão do filme "Sagrada Terra Especulada" se o regulamento não mostra minutagem alguma sobre longas.
O que seria curta, média ou longa para a organização do Festival de Brasília?

Se não existe tal item no regulamento do Festival a respeito de "minutagem" seguindo critérios da Ancine para longa metragem, a falta de tal informação no regulamento serviu exatamente pra PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!!

COLETIVO CMI-DF SETEMBRO DE 2011







Entrevista com Ségio Fidalgo, responsável pelo Festival de Brasília 2010 e 2011.
Dividido em 3 blocos.


BLOCO 1
SÉRGIO FALA QUE O CRITÉRIO ADOTADO É O DA ANCINE: 70 MINUTOS PARA SER LONGA.


TvT: -"Sérgio, nós recebemos um email sobre um filme que não foi selecionado por causa da minutagem."
Sérgio Fidalgo: -Qual filme?
TvT:-"Sagrada Terra Especulada".
Sérgio Fidalgo-Esse filme foi desclassificado pela comissão julgadora pois a comissão obedeceu o padrão de minutagem da Ancine. O padrão da Ancine é 70 minutos pra ser considerado longa metragem. 


Ouça bl. 1 completo:



BLOCO 2
-SERGIO FALA QUE O PADRÃO DE MINUTAGEM SEMPRE FOI O DA ANCINE(70 MINUTOS PARA SER LONGA) EM OUTROS FESTIVAIS.
-FALA QUE NÃO PRECISA CONSTAR EM EDITAL(REGULAMENTO) TAL CRITÉRIO.
-AFIRMA QUE TODO CINEASTA DEVERIA SABER SOBRE TAL CRITÉRIO(OS 70 MINUTOS DA ANCINE).
-DIZ QUE O COLETIVO CMI-DF PODERIA TER ENTRADO EM CONTATO ANTES E NÃO AGORA,NAS VÉSPERAS DO FESTIVAL!
-PRA ELE O FILME "SAGRADA TERRA ESPECULADA" NÃO SE CLASSIFICA NEM COMO LONGA, NEM COMO MÉDIA E NEM COMO CURTA.


TvT: -Esse padrão de minutagem, esse critério da Ancine, já vinga a quanto tempo? Sempre foi(esse critério) no Festival? Nos anos anteriores também?

Sérgio Fidalgo: -Sempre, sempre foi!

(fala do coletivo CMI-DF)
Sérgio Fidalgo: -Ele agora tá querendo criar caso agora na boca do Festival. Ele poderia ter criado logo a 3 meses atrás quando ele não foi selecionado. 

(sobre o padrão da Ancine de 70 minutos, para longa, não constar no regulamento/edital.)
Sérgio Fidalgo: -Não precisa constar isso em edital. Se ele é um cineasta, se ele é uma pessoa da área, ele deve saber, certamente, que um filme longa metragem tem que ter 70 minutos. Aí não cabia nem ser média, por que média é outra minutagem, e curta que é até 25 minutos.



Ouça bl. 2 completo.






ABAIXO OS EMAILS QUE FORAM ENVIADOS PRO FESTIVAL PELO COLETIVO CMI-DF(E ALGUNS RESPONDIDOS PELO FESTIVAL), QUASE 2 MESES ANTES DO FESTIVAL.


EMAIL DO CMI-DF DE 9 DE AGOSTO
sagradaterraespeculada@gmail.com  
to
festivaldebrasilia@gmail.com
date
Tue, Aug 9, 2011 at 11:48 PM
subject
Exibição de filme no Festival
mailed-by
gmail.com
hide details Aug 9 
Aos responsáveis,


Venho por este email esclarecer uma dúvida sobre a inscrição do filme "Sagrada Terra Especulada - A luta contra o Setor Noroeste" na edição 2011 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Entrei em contato hoje (09/08) com a organização do festival e fui atendido pela funcionária "Simone". Perguntei se o DVD havia sido entregue de forma correta pelo Correio. Ela verificou que o documentário havia chegado mas não foi selecionado porque não poderia adentrar na categoria de longa-metragem, pois "o festival respeitava as regras da ANCINE e o longa deve ter no mínimo 73 minutos", segundo palavras da própria funcionária.


Pesquisei no site da ANCINE e o número é 70 minutos, sendo que há outras categorias que consideram acima de 52 minutos como longa-metragem. O problema é que não há nada no REGULAMENTO encontrado no site do festival que tenha esta consideração sobre a minutagem estabelecida para longa-metragem. Há para curta-metragem e animação (25 min.). Se soubesse que o documentário pudesse ser exibido caso tivesse 70 minutos, teria aumentado 2 minutos do filme, pois o nosso tem 68 minutos. E se não está no regulamento não pode ser exigido.


Então, sabendo dos novos rumos da cultura no DF, gostaríamos que o documentário "Sagrada Terra especulada - A luta contra o setor noroeste" fosse exibido na Mostra Brasília, que tem o objetivo de valorizar o que está sendo produzido na cidade. A importancia da exibição nas cidades no DF é importante. Caso o catálogo já tenha sido finalizado compreenderemos. 


Espero que não tenhamos problemas e tudo seja resolvido numa boa. Aguardo retorno.


att.,


Centro de Mídia Independente - CMI
Coletivo Brasília






RESPOSTA DO FESTBSB EM 1O DE AGOSTO


Festival de Brasília to me 
show details Aug 10 
Coletivo Brasília,
Submeti suas ponderações ao coordenador geral do Festival e logo que ele responder, entro em contato. Quem é o diretor do filme?
Att,
Graça


Em 9 de agosto de 2011 23:48, Sagrada Terra Especulada <sagradaterraespeculada@gmail.com> escreveu:
- Show quoted text -






-- 
Graça Coutinho


Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
61-3325 6226/9981 4618






CMI-DF RESPONDE O EMAIL DE GRAÇA COUTINHO, DO FESTBSB, EM 10 DE AGOSTO.


Sagrada Terra Especulada to Festival 
show details Aug 10 
Aguardamos resposta o quanto antes. Sobre a direção o filme foi feito de forma colaborativa mas quem está assumindo a direção é Zé Furtado.


Boa tarde




CMI-DF EM 11 DE AGOSTO


Sagrada Terra Especulada to Festival 
show details Aug 11 
Graça,


Alguma novidade do coordenador?


abraços




O FESTIVAL, VIA GRAÇA COUTINHO, RESPONDE O CMI-DF EM 12 DE AGOSTO
Festival de Brasília to me 
show details Aug 12 
Segundo resposta do coordenador do Festival, a comissão levou em consideração o referencial da Ancine. Portanto, infelizmente, seu filme não estará na mostra Brasília.
Att,
Graça






CMI-DF EM 26 DE AGOSTO
Sagrada Terra Especulada to Festival 
show details Aug 26 


Para Coordenação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,


Gostaríamos de pedir reconsideração amigável da decisão da não exibição do filme "Sagrada Terra Especulada - A luta contra o Setor Noroeste" na Mostra Brasília do festival. No regulamento que temos e está disponível no site do festival não tem nenhuma irformação sobre a duração que deveria ter a categoria de longa-metragem nem sobre os padrões da ANCINE. Onde estão estas informações?


Por isso peço que reconsiderem a possibilidade de exibir o filme na Mostra Brasília, com prioridade para exibições em cidades do DF. Já temos uma versão para envio com 74 minutos para ficarmos de acordo com os padrões que estabeleceram para o festival sem constar no regulamento.


Já conversamos com 2 advogados e ambos disseram que cabe ação, mas não é o que queremos.


Aguardamos retorno.




att.,


Centro de Mídia Independente - CMI
Coletivo Brasília




CMI-DF EM 30 DE AGOSTO.


Sagrada Terra Especulada to Festival 
show details Aug 30 
Voces vão enviar alguma resposta para este email?


Grato.










BLOCO 3
-SÉRGIO GAGUEJA AO SABER QUE EM 2010 FOI ACEITO LONGA DE 60 MINUTOS.
-SÉRGIO VOLTA ATRÁS E DIZ NÃO SABER SE A MINUTAGEM PADRÃO É  DE 70 MINUTOS E DIZ TAMBÉM QUE A MINUTAGEM PODE TER MUDADO DE 2010 PRA 2011(ELE ERA O RESPOSÁVEL PELO FESTIVAL EM 2010), CONTRADIZENDO O QUE FALOU SOBRE A MINUTAGEM SER SEMPRE A DA ANCINE, PROVANDO QUE O CRITÉRIO ESCOLHIDO É O DA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.




TvT: -Em 2010 um filme ("Filme Pirata" de William Alves) foi inscrito como longa e foi selecionado. Tinha a duração de 60 minutos e passou. Por que,nesse caso, o dele passou?

Sérgio Fidalgo: -Eu não sei se ano passado a minutagem pra longa era 60(ele era o responsável pelo Festival de brasília em 2010), isso eu não posso te dizer também, entendeu! Pode ser que ano passado essa seleção de minutagem era de 60 minutos e passou pra 70.






Ouça bl. 3 completo.






A versão que enviamos ao Festival, sem os créditos finais, tinha 68 minutos.
A versão para assistir e para download que estão neste blog tem 70 minutos, já com os créditos finais.
http://vimeo.com/28597529


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templateswww.seodesign.usFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates